Início da página
  • Envio grátis para Portugal Continental para compras a partir de 29€

O que são champôs e amaciadores sem sulfatos?

A expressão shampoo ou amaciador sem sulfatos tornou-se uma das mais populares na indústria da cuidados com o cabelo. Apesar de existirem inúmeros argumentos e promoção sobre os seus benefícios, o que significa na verdade ser livre de sulfatos?

O que são cosméticos sem sulfatos?

O sulfato é um sal que se forma quando o ácido sulfúrico reage com outros produtos químicos. Embora vários tipos de sulfatos sejam usados ​​nas indústrias, lauril sulfato de sódio (SLS) e lauril sulfato de sódio (SLES) são os dois sulfatos mais comuns e utilizados.

Esses compostos são produzidos a partir do petróleo e de fontes vegetais, como o óleo de palma e de côco.

Como actuam os sulfatos no cabelo?

Os sulfatos são considerados agentes de limpeza. Diz-se que têm propriedades de limpeza mais profundas, em comparação com outros ingredientes de limpeza. Os sulfatos pertencem à classe dos surfactantes aniônicos que eliminam as substâncias.

A maioria dos champôs contém os dois tipos principais de sulfatos. Esses sulfatos criam um efeito de espuma para remover a oleosidade e a sujidade do cabelo. No entanto, os sulfatos são detergentes agressivos que podem retirar a oleosidade natural do cabelo e do couro cabeludo, tornando o cabelo seco e quebradiço. Além disso, nos casos de couro cabeludo sensível, os sulfatos podem causar irritação, vermelhidão, ressecamento, etc.

Embora os sulfatos possam muitas vezes ser considerados um ingrediente básico em shampoos, podem não ser adequados para todos, especialmente se utilizado no cabelo todos os dias. Além disso, pode ser prejudicial para certos tipos de cabelo e pode até causar irritação na pele em algumas pessoas.

Os shampoos sem sulfato fazem espuma?

É normal acreditar que um champô que cria mais espuma é melhor para limpar o cabelo. Mas isso nem sempre é verdade. Os surfactantes naturais derivados de côco, os utilizados nos champôs da much’ay, produzem uma espuma fácil e rica removendo a sujidade e óleo em excesso do couro cabeludo e cabelo sem a necessidade de sulfatos e sem perturbar o PH do couro cabeludo.

Benefícios de utilizar produtos para o cabelo sem sulfato

Retêm a humidade e reparam o cabelo

Os cabelos pintados ou tratados quimicamente ganham vida ao utilizar champôs sem sulfatos. Ajudam a reter a humidade natural do cabelo para que não perca o seu brilho e maciez naturais.

Mantêm a cor do cabelo

A ausência de sulfatos é uma benção para cabelos pintados pois são suaves e não retiram a cor de uma forma rápida.

Suaves para o cabelo

Os produtos sem sulfatos não só contêm agentes hidratantes como tornam o cabelo mais brilhante. Usar um champô em conjunto com um amaciador pode adicionar brilho ao cabelo.

Reduzem a irritação

Os sulfatos são agressivos no couro cabeludo e podem causar irritação e comichão. Os shampoos sem sulfato são muito mais suaves e podem ajudar a controlar a inflamação do couro cabeludo.

Sem lágrimas

Os champôs sem sulfatos também são suaves para os olhos. Não produzem uma experiência desagradável se entrar em contacto com os olhos.

Seguros para o meio ambiente

Por serem feitos apenas com ingredientes naturais, os champôs sem sulfatos são ecologicamente corretos.

Adicionam humidade ao cabelo

São uma benção para cabelos com baixa porosidade, que têm dificuldade em ganhar humidade. Ao não terem sulfatos ajudam a hidratar o cabelo e a domar o frizz.

Evitam também a exposição a longo prazo a compostos químicos potencialmente tóxicos.

Quem deve usar um shampoo sem sulfatos?

Os cabelos pintados devem evitar o uso de produtos com sulfatos pela sua agressividade que retira a cor. Os cabelos secos ou crespos também beneficiam da ausência de sulfatos para manter a oleosidade natural do couro cabeludo e cabelo e reter a humidade.

Apesar de os sulfatos ajudarem efectivamente a remover a oleosidade e sujidade, quem sofre de problemas de pele e couro cabeludo ou pele sensível deve evitá-los para reduzir a irritação do couro cabeludo e outros danos ao cabelo.

É também recomendado para pessoas com rosácea, eczema e dermatite de contato.

Igualmente importante é estar atento a sinais de possível alergia como comichão, erupção cutânea, vermelhidão, urticária ou inflamação.

Como saber se um champô é livre de sulfatos?

Já aqui mencionámos várias ferramentas que podem usar para saber mais sobre os ingredientes de produtos cosméticos.

Os nomes a estar atento passam por:

Sodium Lauryl Sulfate (SLS)
Sodium Laureth Sulfate (SLES)
Parabenos
Ftalatos
Trietanolamina (TEA)

Posso lavar o cabelo todos os dias com um shampoo sem sulfatos?

A lavagem diária do cabelo só é necessária quando o cabelo está extremamente oleoso. Se o seu cabelo está seco ou oleoso, depende da sua textura. Normalmente, o cabelo liso e fino é mais oleoso do que o cabelo crespo e espesso.

Embora o uso prolongado e diário de shampoos com sulfatos possa tornar o cabelo áspero e quebradiço, champô e condicionador sem sulfatos podem ser usados ​​todos os dias sem danificar o cabelo.

Em suma, se procuras um champô ou amaciador sem sulfatos e seguro, opta por produtos 100% naturais e biológicos.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

[]