Início da página
  • Portes a partir de 2.95€ | Envio grátis para Portugal Continental para compras a partir de 29€

Desconhecido ainda para muitos, o Ayurveda, termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida”, é o mais antigo sistema de saúde de que se tem conhecimento e conta já com cerca de 5 mil anos de história, tendo a sua origem no território hoje conhecido como Índia e Paquistão.

Os primeiros registos acontecem em 3 mil a.C. e vêm da civilização do Vale do Indo, na Índia, nas primeiras referências ao que seria a base do ayurveda. Os conhecimentos dessa época juntaram-se à tradição oral dos Vedas, as escrituras sagradas. Os três tratados que condensam o sistema ayurvédico – Caraka Samhita, Susruta Samhita e Astanga Hridayam -, o último escrito séculos mais tarde que os outros, datam entre 2 a.C. – 8 d.C.

É necessário abandonar por momentos os conceitos de saúde, cura ou doença da medicina ocidental bem como as especialidades médicas e o recurso isolado a medicamentos. Utilizado não só no tratamento e prevenção de doenças, o Ayurveda foca-se no vigor físico, sim, mas também na harmonia entre corpo, mente e alma. É por isso utilizado para manter a saúde e bem-estar de forma a garantir mais qualidade de vida, seja mental ou física, e também o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a Natureza e com os outros seres.

Como funciona o Ayurveda?

No Ayurveda tudo no Universo é formado pelos cinco elementos básicos da Natureza, apelidados de pancha-maha-bhutas. No corpo físico estes são o espaço, ou éter, fogo, água, ar e terra. Estudam em profundidade as influências destes elementos na Natureza e também no corpo humano.

De forma a equilibrar o campo energético o Ayurveda estimula hábitos positivos, alimentação saudável, massagens, yoga, meditação com repetição de mantras, cromoterapia, aromaterapia e a cristaloterapia. São práticas que, para além do corpo físico, trabalham com a energia subtil e o propósito de vida.

A fitoterapia é um pilar importante de medicinas orientais como a ayurvédica e a chinesa. Em geral, são usadas ervas e raízes cujas propriedades aparecem em compêndios antigos. Hoje a utilização vem no formato de chás, xaropes e cápsulas mas também na incorporação das mesmas na alimentação e na produção de cosméticos, como os champôs, condicionadores ou sabonetes.

Já conhecias o Ayurveda? Por aqui a prática ayurvédica é aplicada diariamente e incorporada nos nossos cosméticos com ingredientes biológicos certificados.

Conhece-os melhor na nossa loja.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

[]