Início da página
  • Portes a partir de 2.95€ | Envio grátis para Portugal Continental para compras a partir de 29€

O futuro não é descartável: aceitas o desafio da ZERO?

O desperdício, sob a forma de produtos e embalagens descartáveis, tornou-se omnipresente na nossa sociedade com a consequente produção de resíduos em quantidades colossais. Por razões várias, a maioria destes resíduos não é reciclada ou não é reciclável e acaba no ambiente, em aterros sanitários ou em incineradoras com todas as consequências que daí advém: microplásticos; produção de gases com efeito estufa; degradação dos ecossistemas; riscos para a saúde, para além de um enorme desperdício de recursos naturais. É urgente encontrar novas soluções. Como contribuir?

Na ótica da ZERO, a solução passa, em larga medida, pela transição do descartável para o reutilizável e nesse sentido deixa aqui o desafio através de 5 recomendações – ações concretas que cada um poderá progressivamente adotar.

  1. Evitar comprar água engarrafada: em vez disso optar pela água da torneira que poderá colocar-se em jarros ou garrafas reutilizáveis.
  2. Preferir produtos a granel sempre que possível: levar os  próprios sacos e recipientes para o mercado ou supermercado e/ou receber em sua casa produtos não embalados diretamente do produtor como, por exemplo, cabazes de frutas e legumes. E habituarem-se a levar recipientes de casa quando se opta pelo take away.
  3. Abandonar ao máximo os produtos descartáveis – palhinhas; cotonetes; talheres; pratos; copos; guardanapos; fraldas; pensos menstruais – substituindo-os por soluções reutilizáveis feitas com materiais duráveis.
  4. Estimular o teu supermercado a fazer a transição: fazer perguntas e apresentar sugestões, de preferência por escrito, para que disponibilizem bebidas em embalagens reutilizáveis, mais produtos a granel, pontos de reenchimento e mais soluções reutilizáveis para os produtos habitualmente descartáveis.  
  5. Participar na campanha europeia, assinando o compromisso #Wechoosereuse – porque há um limite para o que cada um individualmente pode fazer perante a atual escassez de soluções reutilizáveis, é importante transmitir a mensagem aos decisores políticos, à escala nacional e europeia, para que adotem medidas concretas sob a forma de legislação e incentivos à criação de mais soluções reutilizáveis ao alcance de todos.

O futuro não é descartável! Participem. Juntos, podemos exigir uma mudança. #WeChooseReuse

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

[]